EUA: Vendas de Vinhos com Rolha de Cortiça cresceram 97% em 10 anos

Home / / EUA: Vendas de Vinhos com Rolha de Cortiça cresceram 97% em 10 anos

Os vinhos vedados com rolha de cortiça lideram o mercado de vinho premium nos Estados Unidos da América (EUA). Entre 2010 e 2020, as vendas de vinhos engarrafados com rolha de cortiça aumentaram 97%, contrastando com 6% para os vinhos com vedantes artificiais, de acordo com a consultora Nielsen, que analisa a evolução das vendas das 100 principais marcas premium.

Durante os últimos dez anos, o mesmo estudo revela que a quota de mercado dos vinhos engarrafados com rolha de cortiça aumentou de 47% para 67,6%; sendo que, no final de 2020, cerca de 72% das 100 marcas premium americanas utilizam rolha de cortiça.

Os vinhos que optam pela cortiça lideram em todas as categorias de preços, particularmente em vinhos com preços acima de $10 por garrafa, com a cortiça a ser usada por 90% dos vinhos acima de $20.

“Estes dados vêm demonstrar a perceção de qualidade de um vinho que utiliza uma rolha de cortiça, o reconhecimento das credenciais únicas e de sustentabilidade deste produto e a preferência do consumidor americano por este vedante, que é efetivada no momento de compra.”, afirmou o presidente da APCOR, João Rui Ferreira.

“É com entusiasmo que analisamos estes dados. Os EUA são o maior consumidor de vinho do mundo e o principal mercado de exportação da cortiça, com um valor de €196M. As rolhas de cortiça ocupam um lugar de destaque nas exportações, representando mais de 80%, o que significa €162M. A cortiça é o segundo maior exportador português para o mercado americano e, provavelmente, o de maior valor acrescentado a nível mundial”, referiu o presidente da APCOR.

NOTAS PARA O EDITOR:

Metodologia: Dados recolhidos através da Nielsen Scanning em supermercados. O Top 100 das marcas premium inclui o vinho de mesa doméstico, em garrafa de 750ml, com preço superior a $6.

APCOR: Fundada em 1956, a Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR) está no mercado há 60 anos e é hoje a única associação patronal do setor em Portugal.

Sediada no coração da indústria da cortiça, no concelho de Santa Maria da Feira, a APCOR representa atualmente mais de 250 empresas – responsáveis por 80% do volume total de negócios do setor e 85% das exportações portuguesas de Cortiça – e é presidida por João Rui Ferreira.

Enquanto representante de um dos setores mais preponderantes da economia portuguesa, a APCOR tem como missão promover e divulgar a indústria no país e no mundo.

Contacte-nos

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search