Frederico martins apadrinha plantação de sobreiros

Home / / Frederico martins apadrinha plantação de sobreiros

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, a Junta de Freguesia de Lourosa e a Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) vão celebrar o 3º Aniversário da Elevação do Sobreiro a Árvore Nacional de Portugal com a plantação de sobreiros. Os três sobreiros serão plantados por Frederico Martins – fotógrafo conceituado e natural do Concelho de Santa Maria da Feira – que apadrinhou a iniciativa.

O acto simbólico decorrerá no dia 22 de Dezembro, às 11h00, na rotunda de acesso à zona industrial do casalinho, em Lourosa, e contará com a presença do presidente da Autarquia de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, do presidente de Junta de Lourosa, Armando Teixeira, e do presidente da Apcor, João Rui Ferreira, bem como de outras personalidades que, neste dia, irão celebrar a importância desta espécie para o país.

Para Emídio Sousa “A cortiça é um dos mais emblemáticos produtos nacionais e fonte de criação de riqueza e de emprego. O Concelho de Santa Maria da Feira, um dos mais exportadores de Portugal, tem orgulho nesta ligação umbilical à cortiça, sendo sede da Apcor e de um dos mais importantes grupos empresariais portugueses neste sector industrial. É neste Concelho que se concentram cerca 80 por cento do número de empresas e de trabalhadores do sector corticeiro. É por isso, com redobrada satisfação, que me associo a esta iniciativa, que tem como objetivo dignificar o sobreiro e a cortiça como símbolos de um Portugal moderno e empreendedor”.

Na opinião de João Rui Ferreira “a celebração deste dia tem como intuito dignificar uma árvore tipicamente portuguesa e, como tal, valorizar o nosso país enquanto detentor de uma espécie florestal única à escala mundial. Portugal é líder na área mundial de sobreiro, assim como na produção da cortiça, por isso, quer a resolução da Assembleia da República que institui o Sobreiro como símbolo nacional, quer este ato simbólico que vamos levar a cabo, demonstram a importância que todos devemos ter para com esta espécie. O sobreiro deverá ser a árvore de todos os portugueses.”

O padrinho dos sobreiros, Frederico Martins, considera que “esta acção não é mais do que o reconhecimento da importância desta espécie para o nosso país, a nível ambiental, social e económico. A preservação desta espécie deve ser uma atitude de todos. O sobreiro é uma árvore com características extraordinárias e, por isso, devemos tratá-lo com todo o respeito e dedicação.”

Para mais informações:

Câmara M. Santa Maria da Feira
Tel. 256 370 880
E-mail: isabel.ferreira@cm-feira.pt
www.cm-feira.pt

Apcor
Joaquim Lima
Tel. 227 474 040 / 918 101 882
E-mail: realcork@apcor.pt
www.apcor.pt

Notas ao Editor

Sobreiro – dados relevantes

  • 2,1 milhões de hectares de área total de montado, limitado à região mediterrânica;
  • Portugal é o país com maior área, com 34% do total mundial;
  • Portugal é o maior produtor mundial de cortiça, com 49,6%;
  • 736,7 mil hectares de sobreiro em Portugal, representado a terceira espécie portuguesa e ocupando 23% da área de povoamentos florestais;
  • Vive em média 150-200, sendo que a cada nove anos a cortiça pode ser extraída sem danificar a árvore;
  • O montado pode fixar cerca de 6 toneladas de CO2 por hectare e ano, o que corresponde, no caso de Portugal a mais de 4 milhões de toneladas de CO2 por ano, e 14 milhões de toneladas de CO2, por ano, em todo o mundo;
  • As florestas de sobro asseguram uma grande biodiversidade natural em fauna selvagem – 24 espécies de répteis e anfíbios (53% da população portuguesa), mais de 160 espécies de aves e 37 espécies de mamíferos (60% dos mamíferos portugueses) – e flora, com 135 espécies de plantas por 1000 m2.

Apcor – Associação Portuguesa da Cortiça

É a única associação nacional que representa a indústria de transformação da cortiça. Nasceu em 1956, em Santa Maria de Lamas, Concelho de Santa Maria da Feira, no coração da indústria da cortiça.

Possui mais de 250 associados, que representam 80 por cento da produção nacional e 85 por cento das exportações de cortiça e que cobrem todos os sub-sectores da indústria – preparação, transformação e comercialização.

Promover e valorizar a cortiça e os seus produtos, assim como representar e apoiar as empresas do sector nos mais variados domínios são os objectivos da Apcor. Principais áreas de intervenção: Internacionalização; Inovação e Desenvolvimento; Informação; Serviços de Apoio; Qualidade; Contratação Colectiva; e Cooperação Institucional.

Frederico Martins

Frederico Martins é engenheiro agrónomo de formação, mas fotógrafo de eleição. Nascido e criado em Santa Maria da Feira, aos 18 anos, e depois de uma experiência proveitosa em Angola, recebeu um prémio internacional em Paris. Seguiu-se o Fotojornalismo e a Moda, esta última valeu-lhe o Prémio Fotógrafo Revelação. Em 2011 e 2012, foi nomeado como o melhor fotógrafo de moda português, com o prémio “Fashion Awards” By Fashion TV. Actualmente, Frederico Martins é um nome central da Fotografia nacional.

O seu trabalho já passou por revistas como Dsection, Vogue accessory , Vogue Portugal, Vogue India, Vogue Ukrain, Myself Germany, Elle Portugal, Elle Indonesia, Maxim USA, Maxima, GQ Portugal entre outras.

Contacte-nos

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search