Indústria celebra época natalícia

Home / / Indústria celebra época natalícia

Diario Económico

Para celebrar a época natalícia, a Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) preparou um momento de convívio que se irá traduzir num jantar de Natal com os seus associados e entidades diversas, no sentido de reunir os vários interlocutores da fileira da cortiça e sectores adjacentes. O evento terá lugar na próxima sexta-feira, dia 13, e este ano rumará a Vila Nova de Gaia, para a Quinta da Boeira. A opção por este local surgiu como uma solução natural face a beleza do local e a dimensão simbólica do Vinho do Douro e Porto que este local representa.

Situado na envolvência de árvores centenárias, bem representado por majestosos sobreiros, o Palacete de inícios do século XX foi recuperado de acordo com a sua traça original e classificado como património da cidade. Os seus azulejos remetem para uma cidade ligada aos vinhos, com a presença de elementos como a uva e os barcos rabelos.

Registe-se, ainda, que é neste espaço que está a ser construída a maior garrafa de vinho do mundo e que irá permitir, no seu interior, visualizar um filme em 3D sobre as principais regiões de vinhos do país, seguida de provas de vinhos portugueses. Para já o parque da Boeira oferece aos seus visitantes a oportunidade de conhecer as riquezas culturais de todo o país: os vinhos, gastronomia, artesanato, música e danças tradicionais, através de espaços como lojas, restaurantes e bares.

Mais do que um convívio natalício entre os empresários e as entidades que têm partilhado com a Apcor todos os esforços para o desenvolvimento de um sector único da economia nacional, este encontro permite, ainda, a análise da fileira e a delineação das linhas de futuro. É um espaço onde todos os anos se reflecte sobre a situação actual da indústria da cortiça, os acontecimentos do ano transacto – com o ponto de situação dos projectos a decorrer no âmbito sectorial e dentro da associação – e se lançam ideias e medidas a tomar num futuro próximo para aumentar a competitividade do sector.

Neste contexto, haverá espaço para um pequeno discurso do presidente da Apcor, João Rui Ferreira, que apresentará os aspectos mais relevantes da vida associativa do corrente ano, e lançará algumas das ideias que a associação tem previstas no seu plano de actividades para 2014 e da qual se destaca a continuação do trabalho de promoção da cortiça nos mercados internacionais, levando a cabo o desenvolvimento de uma segunda fase do projecto InterCork – Promoção Internacional da Cortiça. “ Após um triénio de forte crescimento das nossas exportações, sinto que estamos a viver uma nova fase de viragem, com um abrandamento. Devemos estar conscientes que o mercado e os nossos concorrentes estão mais competitivos, mais agressivos e não há margem para errar”, refere João Rui Ferreira. O presidente da Apcor lembra que a associação “continuará a promover e a estimular a indústria e os seus associados para uma cultura de qualidade e excelência em toda a linha. O sucesso dos produtos de cortiça e os sucessos individuais de cada empresa têm um impacto positivo para todos, mas os insucessos e os problemas, também o terão. Continuaremos a estimular a inovação, a busca de novas aplicações, novos processos e novos produtos.”

Durante o evento, será ainda visualizado um vídeo com os momentos mais marcantes da 4ª edição da Gala Anual da Cortiça, que decorreu em Outubro passado e que homenageou personalidades e entidades que têm desenvolvido um trabalho em prol da cortiça.

info@apcor.pt

Contacte-nos

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search