O CQEP e a valorização do capital humano

Home / / O CQEP e a valorização do capital humano

Diario Económico

O Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) do Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça (Cincork) orienta a sua atividade, primordialmente, para a elevação dos níveis de qualificação dos recursos humanos da fileira da cortiça e, consequentemente, para o reforço da competitividade das empresas, reconhecendo a importância do capital humano no crescimento social e económico do país.

Neste âmbito, o CQEP do Cincork tem vindo a constituir-se como uma “porta de entrada” para jovens e adultos, proporcionando uma oferta de formação profissionalizante dirigida a todos aqueles que pretendem melhorar as suas qualificações escolares e profissionais.

Na verdade, o CQEP do Cincork conta já com mais de 1000 processos distribuídos pelas diferentes etapas, sendo que, em dezembro último, 11 adultos concluíram os seus processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de dupla certificação em diferentes saídas profissionais (Preparador/a de Cortiça, Operador/a de Transformação de Cortiça entre outros).

Esta adesão deve-se, fundamentalmente, a uma atitude positiva e construtiva que o CQEP do Cincork tem vindo a desenvolver junto da fileira da cortiça bem como de diferentes entidades locais nomeadamente associações, autarquias, escolas e outras instituições, no sentido de criar e manter um sentimento de parceria com os atores locais. Estamos certos que este é o melhor caminho para recolher a unanimidade daqueles que estão direta ou indiretamente ligados ao processo de qualificação dos portugueses.

De facto, é nossa opinião que este modelo ajuda as pessoas a ganharem mais auto-estima, maior autonomia e mais responsabilidade, induzindo processos de motivação e de autoconfiança fundamentais perante as novas exigências do mercado de trabalho.

Com efeito, o contexto macroeconómico presente, caraterizado por constantes e permanentes desafios, conduz à adoção de atitudes proativas dos vários intervenientes, contribuindo desta forma para um aumento de produtividade e de desempenho das organizações nos diferentes vetores de atuação. Contudo, para que este incremento seja efetivo, torna-se necessário o reajuste de estruturas, de sistemas e de competências. Assim sendo, a orientação e encaminhamento para percursos qualificantes, bem como o reconhecimento da experiência de vida pessoal e profissional da população ativa que compõe a fileira ou as atividades relacionadas, para além da comunidade envolvente, reveste-se de particular importância.

Sendo certo que o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências é um processo complexo e exigente, requer da parte de todos os envolvidos comprometimento e pertença.

É neste sentido que o CQEP do Cincork pretende continuar, dinamizando a necessidade de aprendizagem “ao longo da vida” quer da parte dos indivíduos quer da parte das organizações, contribuindo, desta forma, para que as qualificações sejam condição vital de sobrevivência e de sucesso num mercado condicionado por uma competitividade cada vez mais exigente.

Colaboração do Centro de Formação Profissional da Indústria da Cortiça

info@apcor.pt

Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar