Cortiça atingiu oito mil artigos nos media internacionais

Home / / Cortiça atingiu oito mil artigos nos media internacionais

Os media internacionais estão a dar cada vez mais atenção ao tema da cortiça nos seus artigos e reportagens. Esta atitude é fruto da campanha de comunicação InterCork – Promoção Internacional da Cortiça – que está a ser desenvolvida pela Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) desde meados do ano passado.

Numa primeira análise dos artigos publicados até à data registe-se que desde o inicio da campanha já foram publicados quase oito mil artigos, sendo que de 2010 para 2011 houve um aumento de mais de mil artigos publicados em todo o mundo, o que significa 3455 artigos o ano passado e 4448 artigos até Agosto deste ano.

O país que soma mais artigos é os EUA, com mais de 3600 notícias para a área das rolhas de cortiça e 970 peças referentes à temática dos materiais de construção e decoração. Segue-se a Alemanha com 616 peças sobre a cortiça como vedante e

513 enquanto revestimento e pavimento. O Benelux surge em terceiro com 588 artigos centrados na área dos materiais de construção, seguido por Itália, com 415 peças e França com 394 artigos. No Reino Unido os media dedicaram 259 notícias e um valor muito próximo, com 227, coube à China.

A cortiça marcou presença, ainda, nos jornais e revistas de países como a Rússia (167 artigos), Japão (98 peças) e Emirados Árabes Unidos (22 notícias).

Os meses que se destacaram foram Abril e Março (com 900 e 844 respectivamente).

A cortiça foi igualmente comunicada ao nível das redes sociais com uma aposta forte no Facebook que conta, actualmente, com 93 mil fãs. Registe-se que só a página dos EUA para a campanha das Rolhas (100% Cork) conta com 8.3 milhões de interacções desde a sua implementação, num grupo com mais de 57 mil fãs. Itália foi o segundo país que se destacou neste meio, com mais de 16 mil fãs, seguido pelo Reino Unido com onze mil.

O Twitter e o YouTube foram as outras ferramentas usadas, sendo que a primeira soma 11 mil seguidores e na segunda o número de visualizações é superior a 220 mil.

A nível nacional, a cortiça também continua a despertar o interesse dos jornais e revistas. Até ao mês de Setembro, os media dedicaram 384 artigos aos temas da cortiça, com grande destaque para as actividades e projectos da Apcor e, também, para novos produtos e investigação sobre o sector, assim como informação sobre as empresas e suas acções.

O 2º Congresso Mundial do Sobreiro e da Cortiça, que decorreu no final do mês de Setembro, arrecadou, até à data, 95 notícias. A maioria dos artigos tiverem que ver com o anúncio do congresso, no entanto foi na véspera e no dia do congresso que se publicaram as melhoras peças no que respeita a impacto mediático. As notícias foram publicadas, essencialmente, em sites noticiosos – edições online de meios nacionais, Agência Lusa e outros sites de referência – e em sites do sector especializados em agricultura, construção, ambiente, entre outros.