Campanha da APCOR no Reino Unido recebe prémio da PRWeek

Home / / Campanha da APCOR no Reino Unido recebe prémio da PRWeek

Diario Económico

A Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) acaba de receber o “Special Environmental Award” (Prémio Especial do Ambiente) da PRWeek pela sua campanha de promoção e comunicação desenvolvida no Reino Unido com a mensagem “I Love Natural Cork” (Eu amo a cortiça).

O projecto InterCork – Promoção Internacional da Cortiça – que decorreu nos últimos 18 meses teve como objectivo aumentar e incrementar a preferência das rolhas de cortiça como vedante de eleição para o vinho, no Reino Unido. Para tal, e em parceria com a agência Grayling, a campanha assentou em ferramentas como a Internet, a Publicidade e as Relações Públicas e que visaram inverter as opiniões negativas e erróneas que circulavam naquele país sobre a cortiça.

Após uma investigação, foi possível concluir que as escolhas de compra dos consumidores poderiam ser influenciadas se eles tivessem mais conhecimento sobre as vantagens ambientais da cortiça como vedante. A consultora usou, assim, as mensagens-chave como a produção de uma rolha de cortiça emite menos dióxido de carbono do que a produção de outros vedantes e não é necessário cortar as árvores para se extrair a cortiça.

A agência desenvolveu, então, o web-site ilovenaturalcork.co.uk e uma página no Facebook para criar uma comunidade em defesa da cortiça. Estas actividades foram suportadas com várias visitas de jornalistas, líderes de opinião e, também, consumidores a Portugal para conhecer o mundo da cortiça. A campanha teve, ainda, como porta-vozes Julia Bradbury, apresentadora de televisão, que conduziu um dia na rádio Markettiers4dc, e Lord Puttnam – conselheiro ambiental do Governo Inglês e realizador de filmes como “A Missão”. Outras actividades que se destacam são: a participação do designer Stuart Murdoch na criação de quatro rolhas gigantes e que estiveram presentes no Eden Project; a presença na BBC Wine Show e na London International Wine Fair.

A campanha permitiu, ainda, estabelecer uma relação com a Laithwaites e o The Savoy para criar o primeiro esquema de reciclagem de rolhas de cortiça no Reino Unido.

Ainda no âmbito da campanha I Love Natural Cork, estão a ser desenvolvidos um conjunto de vídeos educativos com o Master Sommelier Ronan Sayburn e que visam educar os consumidores para temas como: a temperatura do vinho e o acto de decantar; o armazenamento; abrir uma garrafa de Champanhe; a prova de vinho e a selecção do vinho para uma determinada refeição. Estes vídeos, de durações curtas, ficarão disponíveis no sítio de duas importantes cadeias de supermercados do Reino Unido, a Ocado e a Waitrose. A registar que Ronan Sayburn é um dos 180 Master Sommelier do mundo e é Director da Secção Vinhos e Bebidas Espirituosas do grupo Hotel du Vin – um conjunto de 14 estruturas que promovem o consumo do vinho. É, ainda, responsável pela criação das listas de vinho de hotéis como o Savoy, o Boxwood Café, Maze restaurante e muitos outros.

info@apcor.pt

Contacte-nos

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search