Sarah Oakson fala sobre a cortiça

A APCOR lançou o ‘The Corkologist’ – um novo vídeo de promoção da cortiça – que pretende reforçar o posicionamento deste material e dos seus produtos, com características únicas e de alto valor acrescentado. Inserido no projecto de comunicação internacional – InterCork 4, foi desenvolvido em Portugal e disseminado nos mercados-chave do setor da cortiça, como são exemplo os EUA, a França, a Itália, a Espanha e o Reino Unido.
O vídeo, que começa com uma conversa sobre “cultura, natureza, o futuro da Humanidade e o significado da vida”, apresenta, de forma inusitada, as características da cortiça enquanto material, as suas diferentes aplicações e o seu valor como parte de um património natural, económico e social.
O ‘The Corkologist’ conta a história da vida da ‘Sarah Oakson’ – nome inspirado no sobreiro, que em inglês se designa ‘cork oak tree’ – uma conhecedora e apaixonada pela história e percurso deste supermaterial, 100% natural, renovável e reutilizável, com zero desperdício. ‘A cortiça está em todo o lado, é o material mais entusiasmante e desafiador existente na Terra. A cortiça é o futuro.’
Segundo o realizador André Caniços, da Bro Cinema, “poder pensar e criar filmes para algo tão único como é a cortiça é de facto uma honra. Perceber a importância que a cortiça portuguesa tem internacionalmente, faz com que este projeto seja mais do que um simples trabalho. Neste filme, ‘The Corkologist’, propusemo-nos a criar um conteúdo diferenciado, bem como fugir ao cariz institucional, tirando partido de um guião desenvolvido ao pormenor que desse para partilhar informação importante sobre o mercado da cortiça de uma forma leve, mas ao mesmo tempo precisa. Fiquei entusiasmado com o resultado final!”
“Apresentar a cortiça com esta narrativa é a prova de que podemos continuar a surpreender quando falamos deste material inigualável e de alto valor acrescentado. Comunicar de forma disruptiva um produto com séculos de história, mas perfeitamente adaptado aos desafios do futuro, é um privilégio e uma responsabilidade que devemos continuar a assumir, enquanto sector e enquanto país líder mundial”, refere João Rui Ferreira, secretário-geral da APCOR.
Sobre a APCOR:
Fundada em 1956, a Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR) está no mercado há mais de 60 anos e é hoje a única associação empresarial do sector em Portugal.
Sediada no coração da indústria da cortiça, no concelho de Santa Maria da Feira, a APCOR representa atualmente com cerca de 250 empresas – responsáveis por 80% do volume total de negócios do sector e 85% das exportações portuguesas de Cortiça – e é presidida por Paulo Américo Henriques de Oliveira.
Enquanto representante de um dos setores mais preponderantes da economia portuguesa, a APCOR tem como missão promover e divulgar a indústria no país e no mundo.