Produtos vegan
Marita Moreno é uma marca de moda vegan que utiliza a cortiça como um dos seus materiais.
Marita Moreno é uma marca de moda vegan que utiliza a cortiça como um dos seus materiais.
A designer Klára Plásková, da República Checa, tem cortiça numa das suas coleções. Uma saia, um casaco e uma pulseira de cortiça fazem parte do portfólio desta designer que tem no currículo vários prémios internacionais.
Lena Hasibether, designer alemã com vários prémios, descobriu as potencialidades da cortiça e disse ao mundo que iria utilizar esse material em vestuário e acessórios. Foi o que fez e a moda ganhou mais um aliado de peso.
O canadiano Michelle Lowe Holder criou a sua própria marca em 2001 e as suas coleções são inspiradas em conceitos sustentáveis. Na Elisabeth Collection Cuff há peças, sobretudo colares, que têm a cortiça como matéria-prima. Mais uma vez, este material 100% natural faz parte de uma produção de moda de luxo.
Os alunos da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos foram desafiados a criar joalharia com cortiça. Os resultados foram mostrados na exposição “2ndSkin – Joias em Cortiça” que esteve em vários locais, entre os quais na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. Várias joias ganharam corpo num material flexível e disponível a qualquer corrente estética.
A marca portuguesa Rutz tem calçado e cortiça e os seus sapatos estão na moda. Calçado e cortiça, dos fortes símbolos da economia nacional, estão juntos e dão cartas no mercado externo. A marca reinventa a cortiça em coleções de calçado urbano, sexy, jovem e sofisticado. Uma matéria-prima que simboliza conforto e que congrega tradição e modernidade.
As sandálias alemãs Birkenstock distinguem-se no mercado pelas solas de cortiça criadas pelo sapateiro Konrad Birkenstock no final do século XIX.
A pulseira de acesso à 18.ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, de Santa Maria da Feira, em 2014, era de cortiça. Cortiça de indústrias do concelho feirense. A pulseira feita com material nobre desta região tinha um fecho de segurança personalizado com a cruz dos Pereira gravada dos dois lados.
O designer norte-americano Todd Bracher depressa percebeu que a cortiça tinha muito para dar. Confessou que se tratava de um material diferente de tudo o que tinha conhecido antes e fez um casaco com a casca do sobreiro.
Em março de 2013, a consagrada estilista sul-africana Suzaan Heyns apresentou uma coleção completa, de vestuário, acessórios e calçado, em cortiça. “Doors of Perception” foi o nome do espetáculo concebido pela estilista para mostrar que a cortiça não é um material rígido.
A atriz Jena Malone, que vestiu a pele de Johanna Mason no filme Hunger Games II apareceu com uma roupa com aplicações de cortiça. O estilista Alexander McQueen era um dos responsáveis pelo guarda-roupa do filme que foi exibido em Portugal.
A cantora Lady Gaga também veste cortiça. Em Espanha, apareceu com um fato, vestido e capa, feito em pele de cortiça portuguesa folheada a ouro e prata, bordada à mão com missangas e fios metálicos.
Najha é uma marca de produtos de cortiça que nasceu em Santa Maria da Feira e que oferece uma ampla gama de artigos exclusivos e de alta qualidade assentes na criatividade e no design. As peças são fabricadas com cortiça e com algodão 100% orgânico.
A 3DCork, empresa de Paços de Brandão, sabe como explorar novos nichos de negócio. A cortiça é um bom condutor para a imaginação e as inovações surgiram. Como é o caso de uma palmilha especial feita em cortiça a pensar nas pessoas obesas e em quem anda muito a pé, como carteiros ou montanhistas.
Em 2000, a estilista Cláudia Sousa, de Santa Maria da Feira, concorreu a um concurso de moda e ganhou. A coleção de roupa de cortiça arrebatou o júri e deixou o país de queixo caído. A inovação deu que falar, Cláudia Sousa era batizada de Cork Girl.
Tudo começou com um guarda-chuva de cortiça. A pele de cortiça transformou-se num guarda-chuva e a Pelcor nasceu em São Brás de Alportel, no Algarve. A marca portuguesa mostrou ao mundo o que era possível fazer com a casca do sobreiro.
Tricotar cortiça? Designer de moda mostra que é possível. A designer de moda portuguesa Mónica Gonçalves apaixona-se pela cortiça e há uma história que começa. Tira-lhe as medidas, percebe as suas potencialidades, explora as suas características, descobre que esse material 100% natural podia ser transformado em fios. Cria então a malha de cortiça com que faz vestidos, casacos, blusas, coletes, cachecóis, boinas.