A Rede faz a Força
O Centro Tecnológico da Cortiça (CTCOR) é um laboratório de investigação sem fins lucrativos que desempenha um papel importante na definição de normas para a indústria de cortiça portuguesa. Desenvolve investigação nas seguintes áreas: qualidade ambiente, energia, inovação técnica e tecnológica, estratégia, higiene e segurança no trabalho.
O CTCOR é reconhecido pelo governo português como centro de competência e tem cerca de 200 associados. Tem 70% de fundos privados, sendo que o Governo financia o restante valor através de vários organismos.
Saber maisTem como principal atividade desenvolver investigação e estudos que permitam estabelecer padrões internacionais e trocar conhecimentos com outros institutos e organizações do sector da cortiça. A APCOR é um dos membros da C.E. Liège, juntamente com outras associações nacionais ligadas à indústria da cortiça em diferentes países europeus. É, também, a C.E. Liège que publica e gere a implementação do Código Internacional das Práticas Rolheiras (CIPR) e do Sistema de Acreditação das Empresas mediante o CIPR – o Systecode. Foi fundada em 1987.
Saber maisComité da União Europeia que monitoriza e analisa as políticas e a legislação que podem afetar o setor da cortiça.
Tem por finalidade a defesa e promoção da raça equina Puro Sangue Lusitano. Nesse sentido, apoia os seus associados na sua atividade de criadores de cavalos de raça Puro Sangue Lusitano; estabelece e mantém relações com os departamentos oficiais ligados ao setor e obter o seu apoio técnico ou financeiro; coopera com entidades nacionais e estrangeiras em todas as ações tendentes à realização dos fins da Associação, e representa os associados na prossecução do objeto associativo.
Saber maisÉ a terceira maior cidade do distrito de Portalegre, a seguir a Portalegre e Elvas. É sede de um município com 839,71 km2 e 16.722 habitantes. É uma região de intensa produção de cortiça e que tem o maior mosaico feito de cortiça do mundo com o retrato do escritor José Saramago, Prémio Nobel da Literatura. Os terrenos da região estão especialmente vocacionados para o montado de sobro. O escritor José Luís Peixoto, natural de Galveias, Ponte de Sor, foi o padrinho do sobreiro plantado nos jardins da Assembleia da República em dezembro de 2012, no primeiro aniversário da elevação do sobreiro a Árvore Nacional de Portugal.
Saber maisO Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça (CINCORK) está vocacionado para o desenvolvimento de programas de formação quer para jovens em situação de inserção na vida ativa, quer para os ativos das empresas, abrangendo as mais diversas áreas: gestão e manutenção da produção, qualidade, ambiente e energia, higiene e segurança no trabalho, gestão de recursos humanos, gestão e finanças estratégia, gestão comercial/marketing e formação tecnológica específica ao setor.
Saber maisApoiar os agentes da fileira no desenvolvimento da floresta portuguesa na sua capacidade de produção de matéria-prima em quantidade e qualidades suficientes e de forma sustentável. É o polo formalmente reconhecido de representação da fileira florestal portuguesa, traduzido pelas subfileiras da cortiça, pasta e papel e madeira. Esta organização reúne os principais agentes mobilizadores de um dos mais relevantes setores da economia portuguesa.
Saber maisÉ um instituto público de natureza interprofissional que tem por missão assegurar uma imagem de prestígio internacional para as Denominações de Origem (DO), Porto e Douro, e aumentar a perceção de valor pelos consumidores, baseada numa forte diferenciação dos produtos no respeito dos conceitos de DO e seu terroir.
Saber maisCoruche é uma vila portuguesa que tem menos de 5.000 habitantes e pertence ao distrito de Santarém. É sede de um dos maiores municípios de Portugal com 1.115,72 Km2 de área para apenas 19.944 habitantes. É um município com montado de sobro e é no seu território que está localizado o Observatório do Sobreiro e da Cortiça, um edifício revestido a cortiça, arquitetonicamente desenhado para criar uma metáfora do sobreiro enquanto elemento vivo. Tem laboratórios, oficinas dedicadas ao estudo de temáticas relacionadas com o sobreiro e a cortiça, um centro de documentação que reúne elementos bibliográficos sobre a foleira da cortiça.
Saber maisVila portuguesa do distrito de Portalegre, região do Alentejo, com 1.609 habitantes. É sede de um município com 294,59 km2 e 4.132. É uma zona de montado do sobro e que alberga várias empresas de extração da cortiça.
Saber maisÉ uma associação de estruturas representativas do conjunto dos agentes organizados da fileira da cortiça que tem como um dos objetivos a concertação interprofissional entre todos os agentes que trabalham na fileira da cortiça, promovendo uma articulação global entre os vários intervenientes deste setor. É a primeira associação interprofissional do setor florestal em Portugal reconhecida oficialmente em 2008. Dedica-se aos problemas da fileira, é um interlocutor institucional credível e eficaz na defesa dos interesses da cortiça.
Saber maisA Associação Interprofissional do Setor Vitivinícola é uma associação privada sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar e promover o setor vinícola português. É a entidade gestora da Marca Wines Of Portugal e promove a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos de excelência. Wines of Portugal está presente em quatro continentes e 11 mercados estratégicos. Fundada em 1997, investe cerca de 7 milhões de euros por ano e promove mais de 1000 ações de promoção dos vinhos portugueses.
Saber maisA associação patronal de direito privado, de âmbito nacional, constituída para defesa e promoção dos interesses dos seus associados. A Casa do Azeite é um organismo cuja missão encontra as suas raízes no Azeite de Marca, repartindo a sua atividade pelo apoio aos produtores e embaladores e pela promoção de Azeite de Marca junto dos consumidores. Tem mais de 65 empresas associadas ao Azeite de Marca, representando, no seu conjunto, cerca de 95% de todo o Azeite de marca embalado em Portugal.
Saber maisO concelho de Santa Maria da Feira tem uma área de 213,45 km2 e 139.312 habitantes. Pertence ao distrito de Aveiro e faz parte da Área Metropolitana do Porto. É neste município que está o maior polo mundial de transformação da cortiça, o maior número de empresas deste setor, a APCOR e outras entidades que trabalham uma diversidade de áreas relacionadas com este ramo de atividade. Tem quase 500 empresas de cortiça instaladas no seu território. O líder mundial do setor da cortiça, Grupo Amorim, tem a sua sede em Santa Maria da Feira.
Saber mais